Arte e Educação

DANÇA

DANÇA

O Artista e educador Roberto Santos, durante o período de formação acadêmica, interessou-se em conhecer o universo da arte educação no ensino não formal, a partir da experiência em museus, espaços alternativos e centros culturais. Com isso, adquiriu também a função de arte educador ou educador mediador, propondo visitas mediadas em exposições de artes visuais, contendo variados contextos, períodos históricos e também conhecendo o trabalho de muitos artistas clássicos, modernos e contemporâneos.

E a partir desse contato, além das visitas oferecidas ao público, desde o ensino fundamental, médio e universitário passou também a criar relações de aproximação com sua formação acadêmica e especialização: Artes Cênicas. Com isso, além de ampliar seu repertório pessoal, propõe ao público a aproximação às obras de arte e aos artistas, a partir do repertório apresentado e compartilhado.

O público espontâneo também é atendido pelo educador, onde a cada dia enriquece seu repertório a partir do olhar do outro e da escuta, surgindo diferentes formas de estabelecer a relação com o sensível, com o subjetivo e campos de interesse. O educador Roberto Santos alimenta-se da riqueza que há no diálogo compartilhado, no estímulo à percepção sensível, desconstruindo o pré-estabelecido, fazendo com que também repense e reflita sobre seu fazer artístico e educativo, onde o desafio está em proporcionar ao público o encontro, a fruição, a experiência e contemplação às obras de arte - regado de aproximações, reverberações - que venham estimular os aspectos críticos diante do que é apresentado. Ir além do que faz sentido.

No decorrer de sua carreira, adquiriu experiências bem sucedidas em instituições de grande importância como: Itaú Cultural, Mam São Paulo, Porão das Artes, CCBB SP e rede SESC.




Diálogos com Educação e Mediação Cultural

Mediação

Mediação

Os diálogos com educação não-formal e mediação cultural ao olhar do Artista e Educador Roberto Santos, trazem um grande potencial de complementação ao ensino formal, pois há uma extensão do que se aprende na escola. A partir do momento que todos os envolvidos passam a ter esse contato direto com educadores em exposições de arte, dispostos a desmistificar o papel da Arte e das possibilidades de o público sentir-se parte do todo, tal como um rizoma, há um grande ganho nesta aproximação. E diante dessa aproximação, dar-se a voz ao público, convidando-o a compartilhar suas impressões, refletir e expressar seu ponto de vista.

Assim, o diálogo com educação e mediação cultural em uma exposição de arte, deve – ou pode – ser uma experiência com a Arte, em sentido de forma, de linguagem, de criação e de imaginação.

O aqui e agora, na relação entre o educador mediador e público, passa ser a obra que proporcionará a experiência - uma obra coletiva - resultado do diálogo entre público e educador, público e as obras, entre os indivíduos de grupo em si, dos indivíduos com as obras e com a exposição, seja ela no museu, espaço alternativo ou cultural. As barreiras tendem a se romper, propondo o florescimento da percepção ao sensível, construída pelos sujeitos – educador e público – sendo compartilhada na troca do pensar e interação entre indivíduos. E com isso, a realização de uma experiência estética, constituindo uma percepção artística plural, modos de pensar e refletir o ato artístico.

x

Diálogos com Educação e Mediação Cultural

x

Diálogos com Educação e Mediação Cultural

x

Diálogos com Educação e Mediação Cultural

x

Diálogos com Educação e Mediação Cultural

x

Diálogos com Educação e Mediação Cultural

x

Diálogos com Educação e Mediação Cultural

x

Diálogos com Educação e Mediação Cultural

x

Diálogos com Educação e Mediação Cultural

x

Diálogos com Educação e Mediação Cultural




Ações Poéticas Performativas e Intervenções

Ações Poéticas

Ações Poéticas

As ações poéticas performativas, ou intervenções poéticas criadas e realizadas pelo Educador e Artista Roberto Santos, tem por objetivo dialogar com as exposições apresentadas, propondo ao público o entendimento de forma lúdica, artística e sensorial. Além do fortalecimento da Arte do Ator.

Por dedicar-se a aprofundar o conhecimento da Arte do Ator em espaços alternativos, indo além do palco italiano, o mesmo em seu processo de estudo, pesquisa e work in process, estabelece uma relação de proximidade com os conceitos trazidos por artistas de diferentes segmentos.

O desafio está em proporcionar ao público o diálogo com a obra tirando-o do estado passivo – convidando-o à imersão ao universo da arte, ocupando o espaço da exposição e trazendo atenção ao que parece estar distante de seus olhos. E com isso, estabelecer a proximidade entre ator, educador, espectador, obra de arte e mediação.

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções

x

Ações Poéticas Performativas e Intervenções



Facebook Tumblr Instagran You Tube Vimeo